Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desvendando golpes e evitando furtos - Parte II

Como já foi dito na primeira parte deste post, em Buenos Aires existe uma diversidade de truques para passar a perna em turistas desavisados e até mesmo em outros argentinos. Portanto, preste atenção nestes golpes comuns e considerações finais:


1 - Golpe da sujeira de pombo - é mais freqüente no Centro da cidade. Alguém joga uma sujeira em você, tipo uma cola branca, logo você vai achar que foi um pombo que fez o serviço (até porque em Buenos Aires existe 758 pombos por habitante muito pombo), então vem um cidadão cheio de gentileza te 'ajudar', mas na verdade ele vai é tentar roubar a sua bolsa ou carteira. Recuse rapidamente e saia chamando a polícia. Ameaçar chamar a polícia parece resolver a maior parte dos problemas.

2- Golpe do falso show - Se alguém lhe abordar na rua, chamando para ver uma apresentação de tango ou para receber algum tipo de serviço grátis não aceite. Eles vão te levar para dentro de uma espécie de prostíbulo e não te deixarão sair, até que você desembolse uma alta quantia. Isso ocorre com mais freqüência na Av. Corrientes, Lavalle e Florida.

3 - Os bairros da região sul da cidade são mais empobrecidos, conseqüentemente mais perigosos. Evite circular à noite, especialmente em La Boca, Constitución e San Telmo. Mesmo no Centro, grande parte das ruas fica deserta fora do horário comercial. Depois de escurecer, prefira andar sempre pelas grandes avenidas, como Sta Fé, Cabildo, Pueyrredón, etc. Pois elas permanecem movimentadas praticamente 24 horas por dia.

4 - Procure não circular carregando documentos importantes como RG e Passaporte, contudo você deverá apresentar o documento com o qual entrou no país quando for fazer o câmbio.

5 - Não deixe objetos de valor espalhados pelo seu quarto de hotel. Tranque tudo no armário ou na mala, com cadeado. Nem camareiras são confiáveis.

6 - Evite tomar o metrô (subte) muito tarde. Os colectivos são mais seguros à noite. Não há necessidade de gastar com táxi.

7 - Guarde suas moedas para tomar o ônibus. Não existem cobradores nos colectivos, você informa o destino ao motorista e deposita o valor correspondente numa máquina. Só moedas são aceitas!

8 - Procure trocar notas altas, de 100 e 50 pesos, nas grandes redes de supermercado ou em estabelecimentos realmente confiáveis. Assim é mais seguro evitar o troco com notas falsas.

Telefones úteis:
  • Polícia turística - Av. Corrientes nº 436. Tel: 0800 999 5000/4346 5748 (turista@policiafederal.gov.ar). Tem atendimento em português. 
  • Consulado do Brasil em Buenos Aires - Av. Carlos Pellegrini nº 1363, 5º piso. Tel: 4515 6500 (brasileiro@conbrasil.org.ar). Em caso de roubo ou extravio de documento, o Consulado orienta:
"Para sair do país será necessário fazer documento  expedido por um Consulado brasileiro, denominado "Autorização de Retorno ao Brasil". Nesse caso, deverá apresentar ao agente consular a denúncia policial, em que serão discriminados os documentos e quaisquer outros itens que tiverem sido subtraídos, duas fotos 3X4 de frente e comprovar a nacionalidade brasileira. A "Autorização para Retorno ao Brasil" é um documento fornecido gratuitamente. O documento é válido exclusivamente para o regresso ao Brasil. Não possibilita, portanto, viagens a outros países." 

Leia Também:
Desvendando Golpes e Evitando Furtos - Parte I
Como Identificar Pesos Falsos



      3 comentários:

      1. Olá, pretendo ir morar para Buenos aires mais gostaria de saber um bairro bom e não caro para morar,e como eu alugo uma casa! Me ajude, Grata

        ResponderExcluir
      2. Oi,
        envia um email p/ livingbsas2010@gmail.com
        q fica mais fácil p/ te responder.

        ResponderExcluir
      3. De qq forma, os aluguéis em BsAs são caros, o mais em conta seria vc morar na Gran Buenos Aires.

        ResponderExcluir