Translate

domingo, 1 de maio de 2011

Desvendando golpes e evitando furtos - Parte I

Como eu já havia dito anteriormente, aplicar golpe em turista é algo quase cultural na Argentina. Muita  gente tem comentado sobre o problema das notas falsas (já falamos disso aqui) e dos taxistas trambiqueiros (trataremos disso em breve), mas outros ALERTAS ainda devem ser feitos:

1 - Dificilmente você será assaltado em Buenos Aires, o que tem uma grande chance de acontecer é você ser furtado e só se dar conta disso um belo tempo depois. Portanto, tome muito cuidado com os seus pertences, especialmente na Calle Florida, no Caminito e nos subtes.
Como todo mundo sabe, a Florida é uma muvuca, e a maioria das pessoas que transitam por ali são turistas, assim, os batedores de carteira estão sempre na área. Não se 'distraia demais' olhando as vitrines, nem fique exibindo câmeras e celulares. Porque se algo acontecer, provavelmente ninguém vai te ajudar.


O Caminito é outro reduto de turistas, sendo assim, também é um ímã para marginais, com o plus de estar localizado em um dos bairros mais pobres da Capital Federal, OU SEJA.
Chegue sempre cedo e vá embora antes de anoitecer, não há razão para perder tempo por lá mesmo. Além disso, nunca se afaste da zona turística, no máximo visite o estádio do Boca e logo volte para perto das casinhas coloridas.
Os subtes não são perigosos de um  modo geral, mas quando tem muita gente você sempre deve ter mais cuidado com as suas coisas, especialmente na hora do 'embolamento' para entrar nos vagões e subir as escadarias.

2- Na maioria das lojas, os produtos não têm o preço especificado na etiqueta. Assim, há sempre quem aproveite para cobrar mais dos turistas. Esta prática é mais comum no Caminito, e na boa, nem vale a pena comprar nada por lá, quase todas as lojas só vendem bugigangas feias ou inutilidades.


Outro lugar onde podem superfaturar o valor das suas compras é  na Blanco Encalada e na Calle Juramento, pertinho da Cabildo (aconteceu comigo). Nessa área existem lojas muito boas, é um dos melhores lugares para se fazer compras em Buenos Aires. Apesar de alguns oportunistas, a maioria dos vendedores é honesta.

Para não estender demais o post, o resto fica para a parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário