Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dica de filme: "Glue - Historia Adolescente en Medio de la Nada"

Sinopse: "Un verano adolescente en una pequeña localidad del desierto, una familia disfuncional, una banda de rock, una lata llena de cola, dos chicos, una chica, montones de besos con lengua, calor seco, viento en la Patagonia, angustia existencial... Una historia adolescente en medio de la nada."

Glue é o longa de estréia do diretor Alexis dos Santos, que se inspirou em sua própria adolescência na Patagônia para escrever o roteiro. O filme foi lançado em 2006, como uma co-produção entre Argentina e Reino Unido.

Motivos para assistir:
Como fã dessa onda do "novo cinema argentino", posso dizer que Glue se destaca, primeiramente por se afastar de certos clichês do gênero. Me agrada muito que a temática exija protagonistas diferentes daqueles adultos nostálgicos e cansados, personagens que abundam no cinema argentino, como retrato do homem médio após as inúmeras crises econômicas que atingiram o país nos últimos anos.
Além disso, a paisagem de Buenos Aires é substituída pela da Patagônia! E isso, sem aquele exagero em querer mostrar o cenário, como se o filme fosse uma ferramenta para promover o turismo na região. Ao contrário, a puesta en escena adotada pelo diretor tem seus elementos tão bem encaixados, que nada é descartável e nenhum lugar, além da Patagônia, parece adequado como pano de fundo.

Glue conta uma história de adolescentes e como não podia ser diferente, trata de transformações, da descoberta da sexualidade, da busca pela identidade própria, etc. Contudo, não é como assistir a um filme repetido. Os 3 protagonistas: Nahuel Pérez Biscayart, Nahuel Viale e Inés Efron (*_*) desfrutaram de plena liberdade para compor seus personagens e improvisar, o que resulta em cenas de uma veracidade admirável.
 E tudo isso, embalado pela trilha sonora da banda norte-americana Violent Femmes, que é um dos maiores destaques do filme, juntamente com a bela fotografia, a qual, chega a ser vertiginosa em determinados momentos, jogando com distorções e takes em 8mm.

Como o trailler estava com uma qualidade de imagem ruim, deixo vocês com esse momento indie:


5 comentários:

  1. Ai, quando será que chega no Brasil? Fiquei louca pra assistir.

    ResponderExcluir
  2. Bah gurias, acho meio difícil encontrar em locadora /0\

    ResponderExcluir
  3. Imagino!! As locadoras e os cinemas brasileiros negam o cinema argentino (e o cinema latino em geral)! ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Também quero assistir!
    Agora estou num aluguel temporada Buenos Aires , mas quando volte vou!

    ResponderExcluir