Translate

sábado, 19 de março de 2011

BAFICI: Retrospectiva - Parte III

BAFICI de 2008: Saudades de mofar na fila do Atlas Sta Fé!!! @_@

Enfim...
A 10ª edição do festival teve como principal vencedor o documentário mexicano "Intimidades de Shakespeare e Victor Hugo", da diretora estreante Yulene Olaizola.
O filme trata das memórias da avó da cineasta, uma viúva que costumava alugar quartos para estudantes na Cidade do México.


O prêmio de 'melhor direção' ficou com outro diretor debutante, o americano Lance Hammer (pelo filme "Ballast").
Já na categoria 'melhor filme argentino' o grande vencedor foi "Unidad 25", de Alejo Hoijman.
Sinopse: "O documentário acompanha a transferência do jovem Simón Pedro para a unidade 25 de uma penitenciária, a única que funciona como igreja na América Latina. Lá, o ambiente é limpo e as pessoas se respeitam. O custo, no entanto, é espiritual: os encarcerados são obrigados a se converterem ao mais fundamentalista dos evangelismos através de uma extenuante doutrinação religiosa."

No entanto, os grandes destaques do ano (na minha opinião) foram outros:
Nessa edição assisti ao filme russo "CARGO 200", de Aleksei Balabanov, um sério candidato ao prêmio de 'filme mais chocante de todos os tempos já assistido por mim'. Recomendo pacas!


Também em 2008, conheci o trabalho visceral do cineasta Kôji Wakamatsu, que foi destaque durante os anos 60 no Japão, especialmente na categoria 'pink film'.
Foram 3 filmes exibidos no festival: "The Embryo Hunts in Secret" (1966), "Go, Go, Second TimeVirgin" (1969) e "A Pool Without Water" (1982).

The Embryo Hunts In Secret
Dentre os filmes argentinos, o mais memorável foi "Una Semana Solos" de Celina Murga (de quem já falamos aqui). O filme foi selecionado para a Competição Internacional e ainda terminou o festival com uma 'menção honrosa'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário