Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

Indispensável: Como identificar pesos falsos!

Em Buenos Aires, aplicar golpe em turista já é algo quase... Cultural! #FATO
Mas os diferentes tipos de golpe ficam para outro post. Aqui trataremos de ensinar como evitar o problema mais frequente: os pesos falsos.

REGRA Nº 1 = Faça o câmbio somente nos bancos ou em casas idôneas (da Av. San Martín). Geralmente o Banco Piano paga melhor, mas a París Cambio S.A., Cambio America S.A. e Maguitur S.A.  também têm cotações boas. Além disso, exija sempre o recibo!
Já ouvi relatos de gente que trocou na Calle Florida e o dinheiro era falso. Como não deram recibo, os turistas ficaram no prejuízo.
REGRA Nº 2 = Pague a corrida de táxi sempre com notas de menor valor ou no valor exato, para evitar o troco. Os taxistas são os maiores responsáveis pela circulação de notas falsas, assim que, quanto menor for o troco, melhor! Claro que nem todos vão agir de má fé, mas desconfie sempre e examine as notas, inclusive aquelas que são suas, pois é um golpe frequente o taxista trocar a sua nota por uma falsa e dizer que você estava tentando dar o golpe (VEJA BEM!) ou então trocar por notas de menor valor e dizer que o pagamento está errado, assim você acaba pagando mais. Isso, porque na pressa as pessoas não conferem o dinheiro devidamente.
Portanto, toda vez que for pagar uma corrida de táxi, você deve examinar bem as suas notas na frente do motorista, para ele ver que você tem certeza de que o dinheiro é verdadeiro e que o valor está correto.

REGRA Nº 3 = Saiba como identificar as diferenças entre notas falsas e verdadeiras. Os 3 principais pontos a serem observados são:
A : Numa nota verdadeira o nº no canto superior esquerdo é impresso em tinta especial. Ele é brilhoso e oscila entre o verde e o azul, dependendo do ângulo de inclinação.
B : Na parte branca da nota está a marca d'água, que se torna visível contra a luz.
C : Impressão em relevo, para cegos. É importante dizer, que em notas já desgastadas o relevo tende a sumir!

As notas falsas geralmente são grosseiras, feitas em papel semelhante ao sulfite. Não apresentam detalhes, como marca d'água, relevo e brilho. Portanto, colocar a nota contra a luz já pode resolver o seu problema.



Jamais tenha vergonha de conferir a veracidade do dinheiro. Em qualquer lugar, desde o caixa do supermercado até a dona da boutique, todos sempre examinam as notas colocando contra a luz, sem cerimônias mesmo. Faça isso também!!

Para mais informações, consulte o Banco Central de la República Argentina.

Um comentário:

  1. que importante post!... es increible la cantidad de billetes falsos dando vueltas...gracias por la info

    ResponderExcluir