Translate

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

As Divas do Novo Cinema Argentino - Parte II: Inés Efron

Inés Efron é atriz. Começou a estudar teatro aos 14 anos e hoje, aos 25, é uma das queridinhas da nova onda do cinema argentino.
Tem o biotipo da argentina típica, que somado à uma beleza estranha, compõem a estética perfeita de um personagem do N.C.A., o qual, busca desglamourizar a realidade, usando o cotidiano como principal fonte de inspiração.


Inés estreou em "Glue", de Alexis dos Santos, em 2006 e no ano seguinte protagonizou "XXY", de Lucía Puenzo, onde interpretou a hermafrodita Alex, uma adolescente de 15 anos em plena crise de identidade.
O papel lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cartagena e até hoje é tido como o grande destaque de sua carreira.
Em 2009 Inés voltou a trabalhar com Lucía, desta vez em "El Niño Pez",
onde encarou outro personagem pouco convencional: uma estudante de classe média alta, que é apaixonada pela empregada paraguaia.
Pessoalmente, não vejo em "El Niño Pez" a mesma qualidade existente em "XXY", a atuação de Mariela Vitale é fraca e a falta de química entre as protagonistas não permite que o espectador se sinta envolvido pela trama, como deveria. Mas não é um filme ruim, na verdade é bem bonito, tendo como seu principal atrativo uma fotografia trabalhada em verde, super caprichada.

Graças ao sucesso de crítica e aos prêmios internacionais recebidos por "XXY", Inés Efron passou a ser disputada pelos diretores argentinos mais aclamados da última geração, tendo trabalhado com Daniel Burman em "El Nido Vacío", de 2008, com Lucrecia Martel em "La Mujer Sin Cabeza", também de 2008, entre outros.

Cena de El Niño Pez
Apesar do sucesso, Inés alega que nunca almejou ser famosa, buscou o teatro para conhecer pessoas e se tornou atriz por uma consequência. Para ela, a busca pela fama por si só, traz frustração e uma pessoa não pode se agarrar a isso como algo que lhe dê identidade.

Um comentário:

  1. ai que legal, vou procurar assistir os filmes, a atriz parece boa mesmo
    adorei aqui
    beeijos
    http://ruadegrife.blogspot.com

    ResponderExcluir