Translate

sábado, 25 de dezembro de 2010

Onde se hospedar em Buenos Aires e outras dicas - Parte I

Para quem vai passar alguns dias em Buenos Aires e quer maximizar a experiência, a melhor dica de hospedagem é: um hostel!! Não só por ser a opção mais econômica, mas especialmente pelo intercâmbio cultural que oferece. O hostel tem um ambiente muito mais informal, é frequentado por gente do mundo todo, as pessoas se aproximam, você vai ter companhia para se jogar na buatchy, além de conhecer mais coisas interessantes.

Escolhendo o bairro:
Como já havia dito aqui, Palermo e Recoleta são os melhores bairros para morar e, junto com o Centro, também são os melhores para se hospedar.

Palermo: é o bairro fashion, com suas lojas de grife, restaurantes da moda, bares e boliches badalados. A vida noturna é um grande diferencial, além de pontos turísticos importantes, como: Jardim Japonês, Zoo, Rosedal, etc.

Recoleta: possui um combo de atrações turísticas, como a feira e as galerias da Plaza Francia, o famoso cemitério e principalmente os melhores museus de Buenos Aires. Seus restaurantes e pubs são tão legais quanto os de Palermo.

Centro: é o mais abastecido por meios de transporte. Todas as líneas de subte partem do Microcentro. Além disso, concentra as melhores casas de câmbio e ao menos uma agência de cada banco, sem contar com a Calle Florida, Casa Rosada e Obelisco.

San Telmo: é um bairro turístico e cheio de hostels. Sua principal atração é a feira da Plaza Dorrego, que acontece aos domingos, além das inúmeras casas de tango.

A escolha do lugar depende do seu roteiro de viagem. Se você vai sozinho, descarte San Telmo, não é um bairro dos mais seguros, especialmente quando escurece. O mesmo vale para o Centro, que durante o dia é uma muvuca e à noite um deserto. Quem quer aproveitar a vida noturna deve ficar em Palermo ou na Recoleta.
Também é fundamental estar perto de uma est. de subte, que é o meio de transporte mais prático e rápido.

Escolhendo o hostel:
Cheguei em Buenos Aires direto para morar, sendo assim, não tenho experiência com os hostels da cidade. Mas pesquisei e ouvi várias opiniões, para montar a lista dos hostels mais bem falados (por seus ex-hóspedes, é claro!):
  • Milhouse: Av. de Mayo 1245 e Hipólito Yrigoyen 959 - ambos no Centro.
  • Hostel Suites Obelisco: Av. Corrientes 830 - Centro.
  • Sudamerika Hostel: Hipólito Yrigoyen 951 (Centro) e J. Uriburu 1287 (Recoleta).
  • Hostel Suites Florida: Calle Florida 328 - Centro.
  • Che Lagarto: Venezuela 857 - San Telmo.
  • America del Sur: Chacabuco 718 - San Telmo.
  • Hostel Suites Palermo: Charcas 4752/4760 - Palermo.
  • Hostel Estoril: Av. de Mayo 1385, 1º piso - Centro.
  • Petit Recoleta: J. Uriburu 1183 - Recoleta.
É preciso levar em conta que cada um tem seu estilo, o Milhouse promove festas quase que diariamente, o America del Sur já tem uma estrutura mais de hotel, enquanto o H.S. Florida é super movimentado, etc.
Uma vaga nos dormis custa cerca de 12 a 16 dólares por noite.

ALERTA IMPORTANTE:
Não importa onde você se hospede, tenha sempre muito cuidado com seus pertences!! Jamais deixe qualquer objeto largado pelo quarto, mesmo que seja algo de pouco valor, mantenha sempre tudo trancado no seu locker ou na sua mala, com cadeado. Você não está na sua casa!! Não seja ingênuo, não importa o quão simpático é o seu colega de quarto, não importa se você viajou com amigos ou se está num quarto só seu, até a camareira pode te furtar!! Seja paranóico!! Todo dia entra e sai uma enorme quantidade de gente dos hostels, se você for furtado, nunca vai descobrir quem foi e muito menos vai recuperar as suas coisas.
Sempre é melhor prevenir e não custa muito esforço, né?!

10 comentários:

  1. Obs: o Sudamerika q foi bem recomendado é o do Centro, sobre o da Recoleta ouvi críticas ruins.

    ResponderExcluir
  2. A camareira pode te furtar!? Depois falam mal do Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Não só no Brasil ou na Argentina, Nina, no mundo todo. Infelizmente é o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o q disse sobre o Florida. Encomodou-me o barulho q os brasileiros fazem a qq hora do dia.

    Vou tentar o América del Sur em março. Espero que eu goste.

    Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela participação!

    Flavita, depois conte o q achaste,
    eu só ouvi coisas positivas sobre o America del Sur!

    ResponderExcluir
  6. Olá !!!
    A muito tempo meu pai sonha em conhecer a Argentina, ele está completando 87 anos e tem dificuldade em se locomover. Quero realizar este sonho dele para isso terei que bancar a viagem de para 3 pessoas e a grana está bem curta, como montar um roteiro de viagem bacana e barato ?

    ResponderExcluir
  7. Oi Gallo Campos,
    1º vc tem q escolher a hospedagem, eu recomendo o America del Sur, q é um hostel, ou seja, + barato, mas tem uma estrutura de hotel, q é + tranquilo p/ uma pessoa idosa. Vc tb pode consultar o aluguel temporário de um ap, dividindo por 3 pessoas pode sair bastante em conta.
    Sobre passeios:é complicado pq em BsAs se anda mto. Acho q vale a pena gastar c/ show de tango [no café tortoni tem um c/ bom custo/benefício] e uma boa parrillada [o desnível é mto conceituado e tem preço barato, é só reservar antes]Os lugares + bonitos são Jardim Japonês, Plaza Francia, Rosedal, Tigre...
    Vc tem q ver q tipo d passeio é + interessante p/ seu pai, afinal a viagem é p/ ele.
    Me passa + info por email ( livingbsas2010@gmail.com )q eu posso armar um roteiro melhor p/ vc.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline! Agora li os comentários aqui e fiquei preocupada. Reservei vaga no Petit Recoleta, entrei no site e gostei das fotos, do preço e tb do atendimento, o que ouviste falar de lá? Onde fica o "Tigre" e o que é? Bjss.

    ResponderExcluir
  9. O Recoleta Petit é esse aí´, eu ouvi falar bem, mas poucas pessoas comentaram, acho q é bom sim e sendo na Recoleta vc tá bem localizada!!
    Tigre é uma cidade na Gran Buenos Aires q tem uma parque mto massa e vários canais p/ passear de barco. Vc toma o trem no Retiro e em 1 hora tá lá!

    ResponderExcluir
  10. ja me hospedei por tres vezes no avenue hostel, na av. mayo, a +/- 2km da Casa Rosada, nunca tive problemas e o preço é muiito bom...

    ResponderExcluir